32 anos, casada, tenho uma filha maravilhosa (sou coruja mesmo, rs). Depois da minha última gravidez eu engordei de uma forma terrível, chegando à obesidade, mas através de uma alimentação saudável e prática de exercícios simples eu eliminei mais de 20kg e hoje me sinto muito mais feliz e realizada.

Escrevo esse blog para dividir experiências com vocês, compartilhando informações valiosas sobre saúde, emagrecimento saudável, vida plena e qualidade de vida.

Fernanda M.
Autora

10 dicas para lavar o cabelo

Para ter o cabelo lindo, saudável e sedoso, siga as dicas de Caroline Greyl, presidente da marca Leonor Greyl, para fazer a lavagem perfeita em casa.

Sempre escove o seu cabelo antes de lavar. A escovação é necessária para que os produtos penetrem melhor no cabelo. As escovas de pelo são as mais indicadas para essa escovação pré-lavagem porque evitam a quebra dos fios.

Cheque se a escova está limpa. As escovas acumulam resíduos de oleosidade, poeira e cosméticos, facilitando o surgimento de bactérias e fungos que podem chegar ao couro cabeludo e danificá-lo. Para lavar a escova, misture de 2 a 3 gotas de álcool em um copo de água e lave uma vez por semana.

Você deve escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo de acordo com o couro, não com o comprimento dele. É a partir do couro cabeludo que podemos tratar o cabelo, visto que o restante do fio é “morto”. O cuidado com o couro influencia diretamente na qualidade do fio.

O condicionador deve ser escolhido de acordo com o comprimento do cabelo. Quanto mais longo o cabelo, maiores são as chances de estar desidratado, pois está há mais tempo exposto a agentes externos. O condicionador faz com que os fios voltem a ter a maleabilidade perdida ao longo do tempo.

Não use condicionador na raiz do cabelo. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa – ainda mais se você já tiver o cabelo naturalmente mais oleoso.

Os produtos de cabelo têm seu tempo de ação. Lave e deixe o shampoo agir por 4 ou 5 minutos no cabelo. Faça o mesmo com o condicionador, principalmente se seu cabelo for comprido. Mas não adiantar ficar muito mais tempo com os produtos no cabelo: isso não aumenta a eficiência deles.

Durante o banho o cabelo geralmente se embaraça com mais facilidade. Então, escove o cabelo molhado com um pente de dentes espaçados e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente, que não quebram os fios como as escovas de cerdas moles.

Não se esqueça do leave-in depois de lavar o cabelo. Separe o cabelo em mechas e espalhe o leave-in apenas no comprimento. Lembre-se de que óleos oxidam com a ação do oxigênio do ar e sufocam o cabelo. Evite, mas, se for usar, não exagere.

Sempre proteja seu cabelo do sol, da praia, usando leave-in (melhor ainda se tiver protetor solar). O leave-in forma uma película protetora ao redor do fio, protegendo o cabelo. O óleo de argan, usado em pouca quantidade depois da escova ou chapinha, sela as cutículas dos fios e trata a fibra capilar.

Mantenha o cabelo hidratado e faça os tratamentos adequados depois de coloração e química. As cutículas do cabelo são agredidas ao passar por qualquer processo químico, seja coloração ou relaxamento e alisamento. A hidratação adequada promove nutrição e proteção aos fios, tornando-os mais sedosos e saudáveis.